Regras e Diretrizes para Torneios e Confecção de Tabelas

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas através de e-mail (beto.ribeiro@helvetiapolo.com.br ou secretaria@helvetiapolo.com.br) ou pelo telefone (19) 3875.4566 até a data limite pré-estipulada através dos e-mails de divulgação.

Os “pedidos” (especificar o que seriam) feitos por jogadores e/ou equipes também deverão ser feitos através de e-mail ou telefone até a data limite. Os “pedidos” (idem) serão analisados mas poderão ou não ser acatados.

A inscrição de atletas com débitos com o Helvetia Polo Country Clube (HPCC) e/ou Federação Paulista de Polo (FPP) não será aceita. Para o atleta ter sua inscrição aceita ele precisa quitar seus débitos até a data da inscrição.

O atleta que possuir campo particular e o ceder para a realização dos jogos terá a isenção das taxas de jogo, ambulância e juízes na respectiva competição. A regra vale somente para o jogador dono do campo e não se aplica ao restante da equipe.

Cada equipe deverá ter, no mínimo, 1 (um) sócio em sua formação inicial de partida. Abaixo as regras para cada categoria. (Obs: O Campeonato Brasileiro de Polo é o único torneio isento desta regra).

Torneios de 00 a 02 gols de handicap
Disputado em 4 (quatro) tempos

Torneios de 02 a 06 gols de handicap
Será permitida a inscrição de 2 (dois) jogadores profissionais por equipe

Torneios de 06 a 10 gols de handicap / Torneios de 10 a 14 gols de handicap
Não há limite de handicap

Torneios de 14 a 18 gols de handicap / Torneios acima de 16 gols de handicap
Equipes com 16 gols de handicap poderão participar das competições pagando handicap mínimo do torneio

Confecção de tabelas

Os jogos dos torneios de 2 a 16 gols de handicap deverão ser realizados somente aos finais de semana e feriados. Os torneios de 20 e 24 gols de handicap poderão ter no máximo 1 jogo marcados durante a semana.

Após a tabela confeccionada, não haverá alteração de jogos, exceto por chuvas. Se as duas equipes envolvidas no jogo entrarem em acordo o confronto poderá ser alterado, condicionado à disponibilidade do clube em relação a campos, juízes e staff. Além disso, a nova data da partida estipulada entre as equipes não deverá ser posterior ao início da rodada seguinte. (ex: Se as equipes decidirem mudar um jogo da segunda rodada ela deverá ser realizada antes do início da terceira rodada).

Em caso de chuva, se o torneio ainda não tiver começado, todas as rodadas serão postergadas uma data à frente, não influenciando a ordem pré-estabelecida na confecção da tabela. No caso da chuva atrapalhar uma rodada em andamento no meio da competição, esta rodada será realocada na próxima data disponível, não interferindo nas demais rodadas. (ex: Chove no sábado durante a realização da segunda rodada. A terceira rodada, marcada para domingo, permanece como está e os jogos de sábado são reagendados para a próximo data disponível)

Os atletas/equipes que não quiserem realizar seus jogos em campos particulares de seus adversários deverão se manifestar até 24h após a divulgação da tabela. Neste caso, o clube irá ceder o campo que estiver disponível para a realização da partida. Caso o atleta/equipe não se manifeste dentro deste período, a partida permanecerá agendada para o campo particular.

Caso um atleta esteja jogando dois torneios de forma simultânea seus jogos não deverão ser marcados ao mesmo horário. No entanto, o atleta que participar das duas competições corre o risco de ter partidas marcadas no mesmo dia e de forma subsequente (Ex: às 13h e às 15h)

Regras gerais das competições

Critérios de desempate:
Para os torneios de 12, 16, 20 e 24 gols de handicap, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1º Pontos Ganhos / 2º Confronto Direto / 3º Pênaltis. Nos torneios de e 16 gols, dois atletas de cada equipe deverão participar da disputa de pênaltis. Nos torneios de , 20 e 24 gols, a disputa de pênaltis será feita por três jogadores de cada equipe

Para os torneios de 4, 6, 8 e 12 gols de handicap, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1º Pontos Ganhos / 2º Saldo de Gols / 3º Gols Marcados / 4º Confronto direto / 5º Sorteio

Sistema de Cartões
Cartão Amarelo: Multa de R$ 700,00 (setecentos reais). Acumulo de três cartões amarelos gera a suspensão automática da próxima partida, independentemente do torneio disputado. Os cartões amarelos são cumulativos durante toda a temporada.

Cartão Vermelho: Multa de R$ 2.200,00 (dois mil reais), suspensão automática da próxima partida, independentemente do torneio disputado, e julgamento pela comissão de ética do HPCC

Juízes e Comissões

A Comissão de Arbitragem do Helvetia Polo é formado por Luiz Paulo Martins Bastos, Sergio Cardoso de Almeida Neto, Fabio Diniz Junqueira e Ricardo Junqueira Franco. Faz parte da comissão como voto de minerva Carlos Francisco Martins Bastos.

A Comissão de Ética do Helvetia Polo é formada* por Sergio Coutinho, Paulo C. Bardella e Heitor Nogueira