História

Fundado em maio de 1975 por Giorgio Moroni, O Helvetia Polo Country Club nasce com a ideia de unir campos de polo com condomínio de casas – inspiração vinda do Clube de Tortugas, da Argentina.

Quando inaugurado, o clube possuía apenas uma sede, um campo e cocheiras situadas próximas ao local. Logo em seu primeiro ano, foram construídos outros campos, sendo um de taqueio. Buscando apoio e suporte, Giorgio Moroni convidou amigos e conhecidos que já tinham experiência em gestões de clubes de polo para lhe ajudar. Didi e Mauro Souza Aranha, Sylvio de Andrade Coutinho, José Luiz Herreros e Ronnie Scott foram os escolhidos. Mais tarde, José Carlos Kalil, Luizinho Matarazzo e PG Meirelles também passaram a contribuir para o desenvolvimento do clube.

O HPCC ganhou importância no esporte com sua movimentação, que atraiu pessoas de diversos lugares do país e grandes torneios. O primeiro torneio internacional envolvendo equipes do Brasil e Uruguai foi disputado no campo do clube e no da família Souza Aranha, e a chegada de patrocínios trouxe competições como Copa Vogue, Copa H. Stern, Coba Subaru e Copa Christofle, atraindo cada vez mais público.

O início da Copa Vogue, em 1978, trouxe o Torneio de Menores, disputado por crianças de 10 a 14 anos de idade e o Julgamento de Cavalos de Polo, que perduram até os dias de hoje.

O crescimento do polo na região estimulou a construção de diversos campos particulares aos arredores do clube, que em pouco tempo passou a ser sede do Campeonato Brasileiro de Polo e do Aberto do Estado de São Paulo – dois dos mais importantes torneios do Brasil.

A área onde ficavam as cocheiras foram vendidas e no lugar foi adquirida a chamada “Área Nova”, que possuía três campos que ajudam a suprir a alta demanda de jogos do clube. A área logo foi vendida para comprar e construir o Helvetia Village, de lotes residenciais, que possui 8 campos de polo.

O clube já recebeu grandes equipes, como os Indios Chapaleufú II, equipe argentina formada por membros da família Heguy. Eles eram conhecidos internacionalmente por ter conquistado o Aberto de Palermo, maior e mais importante torneio de polo do mundo. Anos depois, recebeu a equipe Coronel Suarez, também de bastante notoriedade, que fez sucesso nos anos 80 e 90.

A cada ano o Helvetia Polo Country Club vem confirmando sua importância no cenário mundial do esporte, oferecendo um ambiente de alto nível para os jogadores e  apreciadores de polo de todo mundo.